CRIANÇA EM CONSAGRAÇÃO


CRIANÇA EM CONSAGRAÇÃO



"Jesus, porém, disse: Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus." (Mateus 19 : 14)



O CONHECIMENTO DA CRIANÇA COM DEUS


Há um velho ditado popular que diz “de pequeno é que se faz um grande homem”. Este texto não está registrado na Bíblia, porém há certa verdade nele. É nos primeiros sete anos de vida que o caráter de uma pessoa começa a ser moldado, seu comportamento, seus compromissos e responsabilidades, é nesse período que ela dever receber uma educação para que elas comecem a entender sua real missão aqui neste mundo.

O Senhor Jesus Cristo ao falar para todos que não impedissem que as crianças se chegassem até Ele, estava mostrando que elas também possuem total liberdade de se achegar até o Senhor. (Mateus 19:14)

Não temos muitos registros confiáveis sobre a infância de Jesus Cristo, mas o que dá para entender pelo Grande Homem que Ele se tornou, é que a sua infância foi movida de grande apego com Deus. Tal aproximação que Jesus tinha com Deus o fez aos 12 anos de idade uma criança que tinha muito conhecimento aponto de ensinar doutores e mestres da lei (Lucas 2:42-47), mas alguém pode ater indagar, “mas Jesus é filho de Deus!”, só tem um porém, ele era criança!,

Toda criança tem um alto grau de percepção e aprendizado, exatamente por isso é que devemos ( como pais, pastores e líderes) educar nossas crianças nos caminhos retos de Deus para que quando ela se tornar uma pessoa adulta não se desviar para o mal. “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." (Provérbios 22 : 6).

As crianças geralmente querem imitar as atitudes de seus pais, é exatamente por isso que devemos ser imitadores de Cristo, para que possamos dizer a nossos filhos: “Faça o que eu digo e faça o que eu faço”.
"SEDE, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;" (Efésios 5 : 1)



ENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM A OBRA DE DEUS


É muito importante que a Igreja possua um departamento voltado para as crianças, pois a partir dele a criança pode começar a ter um envolvimento mais dedicado com a obra de Deus. Quando a criança está envolvida com Deus, satanás não tem vez, mas depende muito de nós, uma vez que um dia fomos também crianças, sabemos que elas aceitam grande parte das coisas que lhes são oferecidas.
O envolvimento da Criança com a obra de Deus vai fazer que tenhamos obreiros valorosos, não digo que elas são simplesmente o futuro da Igreja, mas principalmente, elas são os presentes obreiros também.



AS CRIANÇAS ESTÃO EM PERIGO!
Um dos alvos de Satanás são as crianças!




"Jesus, porém, disse: Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus." (Mateus 19 : 14)

Esta afirmação que o Senhor Jesus declarou faz com que o diabo ponha suas artimanhas para afastar nossas crianças da presença de Deus. “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir...” (João 10:10). É incalculável o investimento que o diabo tem feito para destruir a mente de nossas crianças, com desenhos demoníacos, brincadeiras avarentas, muitas vezes são violentadas sexualmente, coloca dúvida sobre a existência de Deus com alguns ensinamentos em escolas seculares, são tantos os investimentos de morte e destruição que ele faz, que muitas vezes, chegam sem pedir permissão.


A SOLUÇÃO!


A vida de consagração é um ato para que a pessoa possa se aproximar mais ainda de Deus, ou seja, através da consagração podemos nos separar para o Senhor. Sabemos que a consagração está relacionada com oração e jejum, e infelizmente muitas famílias não ensinam as crianças sobre a importância da oração e do jejum. As crianças podem jejuar? Sabemos que cada caso é um caso, não podemos obrigar uma criança a jejuar um dia inteiro se o organismo dela só pode aceitar uma hora, é preciso primeiramente ensinar o valor do jejum e da oração e incentivar a criança a jejuar com livre e espontânea vontade, para que seja aceito por Deus. Ensine o seu filho a trabalhar para Deus!


JEJUM


Geralmente, jejuar significa abster-se do alimento, mas o mesmo espírito de desespero nos levará a abster de outras coisas também. Jejuar é voluntariamente abrir mão de algo que seja inofensivo em si mesmo, para o fim de crescer espiritualmente.
Porém, o Jejum não é apenas a abstnêcia de alimentos ou de qualquer outro prazer, por si mesma. É abstinência com propósito. Jejum significa que você pretende entrar na presença de Deus com prazer e sinceridade, enfraquecendo um pouco a carne e fortificando o espírito.


A CRIANÇA PODE JEJUAR?



A infância é o estágio de crescimento e desenvolvimento da pessoa, nesta fase as crianças necessitam do máximo de alimentação possível para que elas possam ter um desenvolvimento saudável, porém, a Bíblia Sagrada nos mostra que nem só de pão viverá o homem... (Mt 4.4), por isso, bons costumes geram boas doutrinas: “O dia em que estiveste perante o SENHOR teu Deus em Horebe, quando o SENHOR me disse: Ajunta-me este povo, e os farei ouvir as minhas palavras, e aprendê-las-ão, para me temerem todos os dias que na terra viverem, e as ensinarão a seus filhos;" (Deuteronômio 4 : 10); e as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te." (Deuteronômio 6 : 7) ; "Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe," (Provérbios 1 : 8)

Devemos ensinar para os nossos filhos o que é uma oração e sobre o seu valor, ensinar o que significa consagração, pois assim, eles irão ter a curiosidade de experimentar e é com isso que ganhamos nossos filhos para Cristo.
Devemos ensinar (aos poucos) os nossos filhos jejuar com propósito, sem exigir excesso. Nada melhor do que passar uma hora que seja com nossos filhos lendo a Bíblia e orando com eles, fazendo assim, estamos os conduzindo a uma vida de consagração e temor a Deus. Você é um grande exemplo para seus filhos, lembre-se, eles irão querer lhe imitar!

Ensine que a oração é a ação pela qual o homem tem uma comunicação com o Pai, podendo conversar, contar suas fraquezas, pedir auxilio e principalmente agradecer as bênçãos que ele nos concede.

Se o seu filho tiver uma vida de temor a Deus, com certeza ele irá ser uma bênção para Deus e para você.

"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." (Provérbios 22 : 6)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.