Vaidade ou Vaidade???

IGREJA EVANGÉLICA
ASSEMBLÉIA DE DEUS

BÁSICO ESTUDO BÍBLICO SOBRE
VAIDADE
.

“Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.” (Ec. 1,1)

Para Compreendermos acerca deste assunto tão importante em nossos dias é preciso primeiramente conceituar a vaidade.
Segundo o Dicionário Aurélio temos:
Vaidade. S.f 1. Qualidade do que é vão, ilusório, instável ou pouco duradouro.
Vão. Adj. 1. vazio, oco. 2. Sem valor, fútil, insignificante.

Logo: Vaidade é a qualidade atribuída ao amor intenso e incontrolável pelo que é tido por ilusório, de pouca durabilidade, passageiro e insignificante.

Mais o que dizer acerca deste versículo acima citado?? Ele usa a expressão “Tudo é Vaidade”.

Tal afirmação nos faz dividir a vaidade em duas, sendo a primeira a Vaidade Natural, e a segunda a Vaidade Pecaminosa.
Vaidade Natural: O Senhor, conhece os pensamentos do homem, que são vaidade" (Sl 94:11). Todas as nossas preocupações e enfados relacionados a trabalho, bem estar, vestir e uma série de necessidades usuais e básicas é constituída como vaidade, até os nossos pensamentos. Tal vaidade não é prejudicial nem tampouco nos separa de Deus, pelo contrário, reflete o zelo e cuidado para consigo mesmo e seus bens.

Vaidade Pecaminosa: Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo?Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Sl. 24 2-3.
Nesse versículo, a vaidade apresenta-se de uma maneira prejudicial. Segundo o contexto ela pode nos impedir de permanecer na presença de Deus e está no seu lugar Santo. Tal verdade é por que a vaidade aqui citada é coordenada pelo desejo pecaminoso e indecente, é fruto da ação do pecado, o que nos faz permanecer distante de Deus.
Desse modo como identificar se a vaidade está interferindo a nossa relação com o Todo-Poderoso?
A atuação da vaidade assim como a origem do pecado em Geral é realizada na mente. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai Fp. 4,8. Se os desejos de seu coração não estão inclusos na classificação acima, você está precisando de uma auto-avaliaçao, pois pode está envolto em laços que precisam ser quebrados pela ação poderosa de Jesus em sua Vida.
Em Nossos dias o que tem caracterizado a entrega total à vaidade é a Falta de decência e pudor.
PUDOR: A palavra pudor (no grego aidos) subentende vergonha em exibir o corpo. Envolve a recusa de vestir-se de tal maneira que atraia atenção para o seu corpo e ultrapasse os limites da devida moderação. A fonte originária da modéstia acha-se no coração da pessoa, no seu ÍNTIMO. ... logo vestir-se de maneira honrosa não é uma exigência demasiada, mais uma forma de adoração a Deus. Tudo que há em mim bendiga seu Santo Nome Sl.103,1.
Hoje, a utilização do corpo com fins comerciais e sexuais é claramente exposta principalmente nos meios de comunicação, onde principalmente a mulher tomou um lugar vulgar e desprendido de respeito. Pode-se observar tal verdade em qualquer propaganda de qualquer natureza nas redes de televisões.
1 Pedro 3:3-4 “O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura de vestes, mas o homem encoberto no coração, no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.”
OBS: Esse texto não nos ensina a abolir nas igrejas o cuidado corporal nem o penteado admirado, pois o plano de Salvação não tem por prioridade julgar o corpo, mais salvar a alma. Ele nos ensina que mais vale o brilho interior que o exterior, é o que de fato agrada a Deus.
Solução: Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.SL.1,3
Ler a palavra e meditar constantemente é a principal forma de combater a vaidade e os maus pensamentos não importando a sua origem, eles são disseminados pela palavra transformadora do Senhor. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus (Rm 12,2) a Palavra e o Espírito de Deus transforma a nossa mente e nos faz ver e crer em coisas celestiais, nos faz deixar as coisas fúteis e superfolas.
Por fim, De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.Ec 12,13

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.